Versiculos Bíblicos:

terça-feira, 20 de novembro de 2012

As Vestes do sumo Sacerdote de Israel.

TÚNICA DO SUMO SACERDOTE DE ISRAEL A túnica bordada (ketonet) era a túnica usada pelo Sumo Sacerdote de Israel e pelos sacerdotes, quando serviam no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém. Era feito de linho puro, cobrindo todo o corpo desde o pescoço até os pés, com mangas alcançando os pulsos.
A do Sumo Sacerdote era bordada,(Êxodo 28:40) e as dos sacerdotes eram planas (Êxodo 28:40) (Êxodo 28:4: "Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, um éfode, um manto, uma túnica bordada, uma mitra e um cinto; farão, pois, as vestes sagradas para Arão, teu irmão, e para seus filhos, a fim de me administrarem o ofício sacerdotal") No Dia da Expiação, o Sumo Sacerdote mudaria para uma ketonet especial feitaa de linho fino, que não seria bordada quando ele entrasse no Santo dos Santos. A túnica bordada só poderia ser usado uma vez, com um novo jogo feito para cada ano. MANTO DO SUMO SACERDOTE DE ISRAEL clip_image002O manto do Sumo Sacerdote, criado pelo The Temple Institute. O ou manto (me'il) do éfode é uma das vestes sagradas (bigdei kehunah) do Sumo Sacerdote de Israel. O manto é descrito em Êxodo 28:31-35. Era usado sob o éfode. Era um manto sem manga, azul-púrpura ou violeta (techelet), tecido em uma única peça. A abertura no centro para a cabeça do sumo sacerdote passar era tecida, não cortada ou rasgada (Êxodo 28:32). A bainha inferior da roupa era franjada com pequenas sinos dourados alternando com borlas em formas de romãs azuis (turquesa), púrpura e lã escarlata (Êxodo 28:33-34). Os sinos de ouro são uma necessidade, e eles devem tocar quando o Cohen Gadol entra no Santo dos Santos no Dia da Expiação, para que não morra (Êxodo 28:35). No comentário rabbincal
O manto do Sumo Sacerdote, criado pelo The Temple Institute.
Rashi deduz desta uma mitzvah (lei) para todos os paramentos sacerdotais: "Do outro negativo pode derivar o lado positivo: se ele vai mandar ele não vai ser responsável pela morte, assim, se ele entra faltando uma dessas roupas que ele é responsável pela morte nas mãos dos Céus." A regras de Maimonides são da mesma maneira. De acordo com o Talmude (Zevachim 88b), o uso do me'il expiava o pecado de mal falar (lashon hara) por parte dos filhos de Israel. CALÇÕES DE LINHO DO SUMO SACERDOTE DE ISRAEL As calças de linho (mikhnesei bahd) eram roupas usadas pelos sacerdotes e pelo Sumo Sacerdote de Israel no antigo Israel. Elas alcançavam desde a cintura até os joelhos e, portanto, não eram visíveis, sendo totalmente escondidas pela túnica. A mandamento bíblica instituindo o seu uso é encontrada no livro do Êxodo 28:42 “Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; irão dos lombos até as coxas.” O versículo seguinte (Êxodo 28:43) não se aplica apenas ao michnasayim mas a todas as vestes sacerdotais: “E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele.” PEITORAL DO SUMO SACERDOTE DE ISRAEL clip_image004
       
 
O peitoral do Sumo Sacerdote.
   
Sumo sacerdote judeu usando o peitoral na antiga Judá.
 
clip_image005 O peitoral do Sumo Sacerdote de Israel (em hebraico: hoshen חֹשֶׁן) é geralmente traduzida como couraça. Em contextos do idioma Português se refere a um peitoral específico - a couraça sagrada usada pelo Sumo Sacerdote para os israelitas, de acordo com o Livro do Êxodo. No relato bíblico, a couraça é denominada de o peitoral do juízo, porque o Urim e Tumim, que eram usados ​​na adivinhação, foram colocados dentro dele. De acordo com a descrição em Êxodo, esta couraça foi anexada ao éfode, por correntes/cordas de ouro amarradas aos anéis de ouro nas alças dos ombros do Éfode, e por fita azul amarrada aos anéis de ouro nas partes mais baixas da éfode. As descrições bíblicas narram que a couraça também eram feitas do mesmo material que o éfode - bordados em linho - e era para ser de uma quadra,um côvado de largura, duas camadas de espessura e com quatro fileiras de três pedras gravadas cada uma embutida sobre ela, cada jóia é enquadrada em ouro. A descrição narra que o peitoral quadrado era para ser formado por duas peças retangulares iguais de tecido - sugerindo que sua aparência era semelhante a um colete sem encosto, com uma bolsa no interior para conter o Urim e Tumim. O termo para a couraça - hoshen - parece estar ligado tanto à sua função ou a sua aparência. Alguns estudiosos pensam que hoshen é provavelmente derivado de hasuna, que significa bonito, enquanto outros pensam que é mais provável que derive de seio, que significa um vezes para conter algo. De acordo com o Talmude (B.Zevachim 88b), o uso do peitoral expiava o pecado de erros de julgamento por parte dos filhos de Israel. CINTO DO SUMO SACERDOTE DE ISRAEL clip_image006 O cinto sacerdotal (em ebraico avnet) era um cinto feito de linho branco usado pelo Sumo Sacerdote judeu e pelos sacerdotes do antigo Israel sempre que serviam no Tabernáculo ou o Templo em Jerusalém. O cinto sacerdotal usado pelo Sumo Sacerdote era de linho fino com "trabalho de bordado" em azul, púrpura e escarlate Êxodo 28:39 Êxodo 39:29. Os que eram usados ​​pelos sacerdotes eram brancos, torcidos de linho. O cinto não deve ser confundido com o cinto bordado do Éfode. Como a outras vestes sacerdotais, o propósito do cinto era "para glória e beleza" (Êxodo 28:41). (Êxodo 28:4 "Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, um éfode, um manto, uma túnica bordada, uma mitra e um cinto; farão, pois, as vestes sagradas para Arão, teu irmão, e para seus filhos, a fim de me administrarem o ofício sacerdotal.")
O Sumo Sacerdote vestindo as vestes sagradas, as extremidades do Avnet são mostrados em vermelho pendurado em seus pés. O sacerdote em um joelho ao lado dele está usando o cinto (avnet) envolto em torno de sua cintura.
No Dia da Expiação, o Sumo Sacerdote mudava para uma "vestes de linho" especial, que incluia um faixa sacerdotal de linho fino, sem qualquer bordado (Levítico 16:4). Estas vestes de linho eram usados ​​apenas uma vez, com novas feitas a cada ano. Na literatura rabínica De acordo com a literatura rabínica, o faixa sacerdotal tinha de 32 côvados de comprimento (Midrash; Maimônides) e 2, 3 ou 4 dedos de largura (Maimônides; Kadmoniyot). Neste comprimento, ele teria que ter envolto ao redor do corpo várias vezes. Teorias diferentes sobre a forma como isso era feito: alguns dizem que era envolto apenas ao redor da cintura, enquanto outros dizem que era envolto ao redor da cintura e sobre os ombros, atravessando o coração. Em qualquer caso, as extremidades eram amarradas e permitiam que fosse pendurada para baixo na frente. De acordo com o Talmude, o uso do faixa sacerdotal expiava os "pecados do coração" (pensamentos impuros) por parte dos filhos de Israel (B.Zevachim 88:B) MITRA DO SUMO SACERDOTE DE ISRAEL Para a cobertura do capacete, ver Mitznefet (exército israelense).
       
 
O Sumo Sacerdote em seu vestuário de Ouro vestindo o turbante sacerdotal na cabeça. O sacerdote de joelho ao lado dele está usando o migbahat cônico.
 
Outra visão do turbante sacerdotal.
 
clip_image007clip_image008 O mitra turbante sacerdotal (em hebraico mitznefet מִצְנֶפֶת) é a cobertura da cabeça usada pelo Sumo Sacerdote de Israel, quando ele servia no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém. A palavra tem sido traduzida como "mitra" ou "touca". Era provavelmente um "turbante", como a palavra vem da raiz "quebrar". O turbante sacerdotal usado pelo Sumo Sacerdote era muito maior do que as coberturas usadas pelos sacerdotes e girava para que ela formasse grande turbante de topo achatado, assemelhando-se a afloração de uma flor. A cobertura na cabeça dos kohanim era diferente, sendo envolta, para que formasse um turbante em forma de cone, chamado de migbahat. O coroa de ouro foi anexado ao turbante sacerdotal por meio de dois conjuntos de cordas azuis: um passando por cima do topo da cabeça e o outro em torno dos lados da cabeça ao nível das orelhas. De acordo com o Talmude, o uso do mitznefet expiava o pecado da arrogância por parte dos filhos de Israel (B.Zevachim.88b). COROA DO SUMO SACERDOTE DE ISRAEL clip_image009 Sumo Sacerdote judeu usando as vestes sagradas, o Tzitz é retratado acima de sua testa em amarelo. Os fios superiores podem ser vistos sobre seu turbante. O coroa de ouro (em hebraico: tsits ציץ) era a tiara usada pelo Sumo Sacerdote sempre que ele ia ministrar no Tabernáculo ou no Templo em Jerusalém. O mandamento em relação ao coroa encontra-se em Êxodo 28:36-38: “Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará; E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o SENHOR.”
 
 
Sumo Sacerdote judeu usando as vestes sagradas, o Tzitz é retratado acima de sua testa em amarelo. Os fios superiores podem ser vistos sobre seu turbante.
O coroa era uma pequena placa retangular de ouro maciço, gravada em letras hebraicas e furos, perfurados em cada um dos quatro cantos por onde os fios azuis eram enroscados (Êxodo 39:31), que apoiava o coroa no turbante do Sumo Sacerdote. Tradicionalmente, entende-se que um conjunto de fios eram colocados em torno da cabeça do sumo sacerdote, na base do turbante, e o outro era colocado sobre a coroa da cabeça, todas se encontrando na parte de trás da cabeça para fixar o coroa no lugar. Êxodo 39:30 se refere ao coroa como a "coroa sagrada." De acordo com o Talmude (B.Zevachim 88b), o uso do coroa expiava o pecado de arrogância por parte dos filhos de Israel. URIM E TUMIM Urim e Tumim (do hebraico אורים ותמים luzes e perfeições) é o nome dado à um processo de adivinhação utilizado pelos antigos israelitas para descobrir a vontade de D-us sobre determinado evento. Interpretações De acordo com a visão judaica , o Urim e Tumim remonta ao Sumo Sacerdote de Israel. A placa peitoral que utilizava era dobrada ao meio , formando um bolso onde ficava um pergaminho contendo o nome de D-us. Este nome fazia com que certas letras gravadas sobre as pedras preciosas acendessem de acordo com as questões perguntadas. Aquele que desejava uma resposta( e apenas questões de relevância dentro da comunidade israelita poderiam ser perguntadas) ia ao sumo sacerdote .Este virava-se para a arca da aliança , e o inquiridor de pé atrás do Sumo-Sacerdote fazia a pergunta em voz baixa .O sumo sacerdote , olhando para as letras que se acendiam , era inspirado para decifrar a resposta de D-us. A Tradição é unânime em afirmar que foram utilizados até a destruição do Primeiro Templo,quando pararam de funcionar. O Urim e Tumim era um dos cinco utensílios que faltavam no Segundo Templo de Jerusalém. Flávio Josefo, no entanto, diz que o oráculo estava silencioso "200 anos antes do seu tempo", ou seja, a partir dos dias de João Hircano, o que significa que Urim e Tumim teriam sido utilizados até os tempos dos Macabeus. Os mestres talmudistas, no entanto, nunca haviam visto Urim e Tumim, que consideravam como o nome de D-us escrito no peitoral do Sumo Sacerdote. Geralmente os cristãos crêem que Urim e Tumim sejam duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outro resposta negativa. Fazendo-se a pergunta , jogavam-se as pedras, e de acordo com os lados que caissem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias crê que Urim e Tumim sejam duas pedras presas em um arco de prata (como um óculos), as quais, às vezes, são usadas junto com um peitoral, sendo utilizadas para obter revelação e traduzir línguas. O Profeta Joseph Smith Jr teria utilizado o Urim e Tumim para decifrar e traduzir o texto do Livro de Mórmon. Os membros da Igreja creem que a Terra, após tornar-se santificada e imortal, se tornará um grande Urim e Tumim. Referências Bíblicas: Êxodo 28:30 Levítico 8:8 Números 27:21 Deuteronômio 33:8 1 Samuel 28:6 Esdras 2:63 Neemias 7:65

































































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