“Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” (Pv 15:3)
A paz do SENHOR JESUS para todos vocês!
Quem viaja em seus automóveis, ou circula pela cidade onde mora, sabe que há um limite máximo de velocidade a ser respeitado pelos motoristas nas estradas. A velocidade indicada nas placas de trânsito deve ser observada e respeitada. Quem assim não o faz, corre o risco de ser multado pelos “pardais” espalhados nas ruas da cidade, que detectam o excesso de velocidade. Os “pardais” têm como função “enxergar” e fotografar a placa e o veículo infrator. Com isso o motorista pode perder pontos na carteira ou, na pior das hipóteses, causar um acidente e perder a própria vida. Mas os “pardais”, não enxergam tudo, ao contrário de DEUS.
O primeiro homem foi criado para obedecer a DEUS, lá no Jardim, e o SENHOR vinha conversar com ele todos os dias. E no Jardim havia um limite a ser respeitado por Adão: “E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR DEUS ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:15-17).
DEUS avisara a Adão que o seu marco era não comer do fruto proibido, mas o primeiro homem não resistiu e ultrapassou o limite de DEUS. Resultado: Foi expulso do Jardim, por aquele que tudo vê. E o homem, principalmente o natural, continua até hoje a não respeitar aquilo que foi estipulado pelo SENHOR. Entretanto, o SENHOR, diferente dos “pardais”, tudo vê e tudo sabe o tempo todo.
Muitas vezes nós, filhos do DEUS Altíssimo, passamos por algumas dificuldades, algumas lutas e, às vezes, pensamos que o SENHOR não está vendo a nossa situação. Somo perseguidos, em alguns casos até humilhados, por qualquer causa que de JESUS abraçamos. Nessa hora cabe-nos não murmurar, mas orar com a certeza de que por DEUS, Todo Poderoso, somos ouvidos e vistos: ”Porque os olhos do SENHOR estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do SENHOR é contra os que fazem o mal” (1 Pedro 3:12).
A confiança do crente é saber que os olhos do SENHOR estão sobre toda a terra olhando todos os homens, os bons e os maus (Pv 15:3), mas de modo especial repousam naqueles que o temem. Nesses, DEUS olha com grande amor. Um amor solícito e cuidado que provê a vida e os livra da morte eterna: “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia” (Salmos 33:18).
E o crente nunca pode pensar em se assemelhar ao ímpio, ao que é dominado pelo mundo, seja qual for a sua luta diária. O caminho do ímpio é abominável ao SENHOR, mas o que segue a justiça Ele ama (Pv 15:9). A vitória do crente está em JESUS, o verdadeiro caminho, e somente os retos de coração e que buscam seguir JESUS são aceitáveis diante de DEUS. Ao crente é bom ouvir e atender a voz de DEUS, pois assim sua oração será ouvida e aceita pelo SENHOR. Já aquele que desvia seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável (Pv 28:9). Isso significa dizer que os que oram a DEUS sem terem qualquer propósito sincero de lhe obedecer segundo a sua Palavra, DEUS não responderá suas orações. E aquele que frequenta lugares de prazeres pecaminosos não adianta dizer que tem compromisso com o SENHOR, pois não terá nenhuma resposta às suas orações. DEUS tudo vê!!!
O SENHOR recompensa conforme as veredas do homem: “Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas” (Provérbios 5:21). O salmista afirma que DEUS vê todas as coisas, nada lhe é encoberto e julgará a cada um devidamente. Todos os atos dos homens estão perante os olhos do SENHOR e o culpado de pecado não escapará das consequências advindas do seu erro, mas o pecador arrependido alcançará do SENHOR misericórdia: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).
Aquele que busca negar o seu pecado ou mantê-lo em segredo ao invés de reconhecer, confessar e abandonar esse pecado, não progredirá espiritualmente. O perdão e a misericórdia de DEUS, entretanto, estão abertos para todos os que se aproximam do SENHOR profundamente arrependidos.
E para aqueles que ainda não aceitaram o SENHOR JESUS, deixo um recado da Palavra de DEUS: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 3:2)
Que o Espírito Santo de DEUS, que tudo vê, possa falar mais aos vossos corações.
Um forte abraço fraternal no coração de todos vocês.
--
Sidney Moreira da SilvaAbraços fraternais, Pb. Sidney Moreira ADCD - A igreja que vence desafios!
http://www.gospel10.com/artigos/artigo--os-olhos-do-senhor-tudo-ve--1559
Nenhum comentário:
Postar um comentário